
CONHEÇA A GINÁSTICA LABORAL
A ginástica laboral é realizada no ambiente de trabalho e ela deve ser planejada com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e saúde para o trabalhador a fim de que seu bem-estar seja completo durante a sua jornada de trabalho.
Vamos pensar um pouco.

Você já escutou algum trabalhador reclamando em plena segunda-feira ou até mesmo torcendo para chegar o horário de ir embora na sexta-feira?

Com certeza a sua resposta foi sim!
Vejamos alguns fatores que podem gerar esse tipo de comportamento:
-
Mobiliário inadequado;
-
Movimentos repetitivos;
-
Excesso de carga de trabalho e etc.
Esses e outros fatores estão relacionados à falta de motivação.


Agora se imagine em frente a um computador trabalhando sobre pressão para entregar um relatório importante, ou durante uma rota descarregando um caminhão com horário marcado para a próxima descarga, imaginou? Já sentiu dores nas costas? Já sentiu desconforto articular? Muitos desses trabalhadores dormem e acordam com essas dores e vão trabalhar desmotivados no dia seguinte o que vem a comprometer sua produtividade no trabalho.
Então é aí que está a importância da ginástica laboral como ferramenta principal para proporcionar a saúde e qualidade de vida para os trabalhadores que estão presentes nos diversos ambientes de trabalho.

Com a ginástica laboral iremos buscar através dos exercícios físicos proporcionar o bem-estar para os trabalhadores minimizando as sua dores físicas e mentais, tendo como resultado a melhora do seu condicionamento físico assim como também sua qualidade de vida.

A ginastica laboral irá também tornar os trabalhadores mais motivados e dispostos e eles irão consequentemente ser mais produtivos.
Quem deve participar da ginástica laboral?
Todos os trabalhadores que estejam envolvidos em atividades que exijam:
-
Esforço físico e mental;
-
Que acarretem posturas inadequadas;
-
E atividades que exijam movimentos repetitivos.
Fator importante
De acordo ao IBGE 2014 cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil já tiveram LER lesões por esforço repetitivo e DORT distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Um dos objetivos da ginástica laboral é Minimizar as lesões relacionadas às atividades laborais uma vez que é identificado o tipo de atividade a ginástica laboral é prescrita de acordo às especificidades buscando assim reduzir o custo com afastamentos e aumentar a produtividade individual.
A ginástica laboral não é a solução para todos os problemas, porém é o início, pois a partir do momento em que o trabalhador passa a entender que a melhor solução para seus problemas é como cuidar de si mesmo ele irá ter melhores resultados em sua vida de modo geral.