MODELO SITE.png
CONHEÇA A GINÁSTICA LABORAL

A ginástica laboral é realizada no ambiente de trabalho e ela deve ser planejada com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e saúde para o trabalhador a fim de que seu bem-estar seja completo durante a sua jornada de trabalho.

Vamos pensar um pouco.

67e0a9ddf39d0611477b805bc8b37f16.jpg

Você já escutou algum trabalhador reclamando em plena segunda-feira ou até mesmo torcendo para chegar o horário de ir embora na sexta-feira?

20102878_L0Jkj.png

Com certeza a sua resposta foi sim!

Vejamos alguns fatores que podem gerar esse tipo de comportamento:

  • Mobiliário inadequado;

  • Movimentos repetitivos;

  • Excesso de carga de trabalho e etc.

Esses e outros fatores estão relacionados à falta de motivação.

Ergonomia-escritorio.jpg
vector-illustration-manual-handling-load

Agora se imagine em frente a um computador trabalhando sobre pressão para entregar um relatório importante, ou durante uma rota descarregando um caminhão com horário marcado para a próxima descarga, imaginou? Já sentiu dores nas costas?  Já sentiu desconforto articular?  Muitos desses trabalhadores dormem e acordam com essas dores e vão trabalhar desmotivados no dia seguinte o que vem a comprometer sua produtividade no trabalho.

 

Então é aí que está a importância da ginástica laboral como ferramenta principal para proporcionar a saúde e qualidade de vida para os trabalhadores que estão presentes nos diversos ambientes de trabalho.

b3.png

Com a ginástica laboral iremos buscar através dos exercícios físicos proporcionar o bem-estar para os trabalhadores minimizando as sua dores físicas e mentais, tendo como resultado a melhora do seu condicionamento físico assim como também sua qualidade de vida.

Sem Título-2.png

 A ginastica laboral irá também tornar os trabalhadores mais motivados e dispostos e eles irão consequentemente ser mais produtivos.

Quem deve participar da ginástica laboral?

Todos os trabalhadores que estejam envolvidos em atividades que exijam:

  • Esforço físico e mental;

  • Que acarretem posturas inadequadas;

  • E atividades que exijam movimentos repetitivos.

 

Fator importante

De acordo ao IBGE 2014 cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil já tiveram LER lesões por esforço repetitivo e DORT distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

Um dos objetivos da ginástica laboral é Minimizar as lesões relacionadas às atividades laborais uma vez que é identificado o tipo de atividade a ginástica laboral é prescrita de acordo às especificidades buscando assim reduzir o custo com afastamentos e aumentar a produtividade individual.

A ginástica laboral não é a solução para todos os problemas, porém é o início, pois a partir do momento em que o trabalhador passa a entender que a melhor solução para seus problemas é como cuidar de si mesmo ele irá ter melhores resultados em sua vida de modo geral.